Ideias para Debate

Monday, June 06, 2005

Desacordo

Depois de ler o texto abaixo da Fátima Ribeiro não posso deixar de manifestar o meu desacordo com as dúvidas que ela apresenta à proposta.
Eu, pelo contrário, acho a ideia excelente. E, como não sou egoista, acho que devia ser aplicada não só a África mas também aos outros continentes.
Só a título de exemplo, na Europa passaria a usar-se apenas uma língua de comunicação geral: o inglês, como é óbvio. Depois, os vários países procurariam a sua língua nuclear e seria ela a ser utilizada para o ensino e para tudo o mais. Portugal, Espanha, França, Itália, Roménia e partes da Bélgica e da Suiça passariam a estudar e viver em latim. No leste escolher-se-ia uma língua eslava, provavelmente o russo, e essa passaria a ser a lingua nacional de todos aqueles países. No centro ficariam com o huno ou sei lá que outra língua nuclear, e encontrar-se-ia também uma para os nórdicos.
Todas aquelas vantagens que se indicam para África se aplicariam também na Europa, desde a diminuição dos custos às economias de escala e tudo o mais.
E até, como são mais ricos do que nós, poderia começar-se a aplicar a ideia lá, para podermos observar os resultados, e a seguir sermos nós a implementar.
Portanto, não sejas egoista, Fátima. Deixa-os beneficiar dos seus próprios remédios.

4 Comments:

  • Presumo que este texto seja teu, Machado. Estarei certa? Aguardo a confirmação, mas, independentemente de quem seja o autor, são minhas também as suas palavras. E mais. Por lá, são os pobres galegos numa luta inglória tentando inserir-se no espaço do português (as línguas em pouco mais diferem que em terminações fónicas e gráficas como -çom/-ção ou -ón/ão ou situações do tipo tch/ch em algumas palavras) ou, em contrapartida, o mirandês (bem mais diferente do português que o galego) a afirmar-se como língua nacional em Portugal; por cá, tudo farinha do mesmo saco, e, para o RDH, ponto final: política global para aplicação local! É assim que costuma ser.
    Um abraço, e obrigada pela achega.

    By Blogger Fátima Ribeiro, at 7:25 AM  

  • This comment has been removed by a blog administrator.

    By Blogger Fátima Ribeiro, at 10:26 PM  

  • This comment has been removed by a blog administrator.

    By Blogger Fátima Ribeiro, at 11:43 PM  

  • No comentário atrás, por distracção, falei da afirmação do mirandês como língua "nacional" em Portugal. Leia-se "oficial". Pelo engano, as minhas desculpas.
    Compreendam também as minhas limitações com estas novas tecnologias.

    By Blogger Fátima Ribeiro, at 12:01 AM  

Post a Comment

<< Home