Ideias para Debate

Saturday, June 04, 2005

Colonialismo

Do Tchimbekeia recebi o texto que segue:



A culpa é do colonialismo!!! ..E do imperialismo também..!



Mia Couto e Patricio Langa:

Eu tenho comentários para todos os sete sapatos sujos de Mia Couto. Cheiram a chulé....Oiçam isto:

Quarenta anos de independência, sim. Mas também quarenta anos de exclusão porque o acesso ao mercado europeu acabou quando a independência começou.

Ninguém me pode dizer que centenas de anos de pilhagem dos elementos mais fortes e saudaveis da África para enriquecerem a economia europeia e americana não tem impacto na capacidade humana em África. Essa pilhagem continua hoje sob a forma de brain drain.

Ainda bem que se reconhece que Roma não se construiu num dia e que certos hábitos têm que se transformar em cultura para terem uma cobertura que possa gerar um impacto no desenvolvimento de um país. Sera que esperamos que a certos países africanos remendem em quarenta anos aquilo que lhes foi feito por centenas e centenas de anos?
Quantos moçambicanos de origem africana (negros) existiam quando eu nasci no fim dos anos cinquenta?

Perguntem-se lá de onde vêm as dívidas gigantescas que mantêm muitos países africanos na pobreza?
-Da guerra contra o colonialismo. Dívida para com os russos e chineses.
-Da guerra contra os rebeldes. Dívida para com os americanos e europeus.
-Se não tiveres dívida nenhuma os Meridianos estao a organizar um golpe de estado para porem no poder um governo que não seja favoravel aos Curdos, pois nós tambem queremos o petroleo. Mais a mais vocês estão na nossa zona de influencia. Foram uma colónia nossa no passado. Tudo o que vocês têm fomos nós os Meridianos que construimos. Os Curdos não deviam explorar a vossa riqueza.

Vamos comecar do zero senhores e senhoras. Lutemos para que a dívida dos países pobres seja completamente eliminada, que a ajuda dos países que enriqueceram através da pilhagem dos recursos dos países pobres seja maior e que eliminem as barreiras mercantis que foram criadas por nós não sermos mais uma província europeia.

Depois de vinte anos então vamos falar outra vez.

Não há nada de mal em eu acreditar na constante divina intervenção dos meus antepassados "mortos"...Qual é a diferença? Jesus Cristo ou o Santo António estão vivos?
Os japoneses também acreditam e são ricos...

Corrupção?...Quando o conselho de administração de uma companhia europeia me paga centenas de milhares de dolares para ser membro com o objectivo único de espalhar uma opinião favoravel em relação à companhia, como é que isso se chama?

Acordem lá irmãos! Há um racismo internacional para com a África. No entanto querem fazer-nos acreditar que somos inadequados, incompetentes e a nossa kultur não é favoravel.

Elimine-se a dívida ( custo das nossas independências) e depois falamos.

Tchimbekeia

0 Comments:

Post a Comment

<< Home