Ideias para Debate

Monday, April 25, 2005

Maria de Lurdes responde a Manuel Tivane

Manuel Tivane tinha deixado um longo comentário no final do último texto de Maria de Lurdes Torcato. Ela responde-lhe aqui:

É ou não é “show”?

Vi o comentário de M Tivane e cheguei à conclusão que, sobre o assunto em questão – a maneira de tratar os outros seja em que circunstância for - estamos cem por cento de acordo. Aliás partilhamos princípios gerais o que, à partida, não nos põe em campos opostos, mas não exclui que discordemos em casos particulares. Sendo assim este debate está encerrado até que o autor levante outro ponto sobre o qual eu discorde.

No entanto há um pontinho que eu quero comentar: se é ou não “show” o que temos visto da parte de alguns membros deste novo governo. Eu penso que tem muito de “show”, consciente ou inconsciente. No caso do ministro da Saúde, deixei isso mesmo implícito quando escrevi a propósito da sua postura perante os doentes e acompanhantes nas salas de espera, que “ele não o faz por acaso”. Se o ministro faz uma certa encenação das suas visitas, e para atingir um público o mais vasto possível chama a imprensa, eu não estou contra. Não é o teatro, quando feito nessa perspectiva, uma forma de educação e de mobilização?

Recordo uma visita que Samora fez a uma unidade de produção onde, diante do que viu, teria perguntado aos trabalhadores: Vocês precisam é de capataz (à maneira colonial), é ou não é? A resposta dos interpelados – dizem, eu não estava lá – teria sido um convicto “sim”. Passado algum tempo, foi aprovada na Assembleia Popular a “ Lei do Chicote” que me deixou arrepiada. Foi mais tarde abolida, diz-se também, por imposição da chamada “comunidade internacional” – o eufemismo para doadores, brancos, estrangeiros, etc.

Mas sei que o que M Tivane quer dizer, é que receia que seja apenas “show”, que está eivado de populismo, que talvez seja mais um logro e que nada resulte em termos de benefícios para melhorar a vida do povo. Aguardemos os resultados, estejamos atentos, continuemos críticos e façamos o julgamento depois. Eu continuo a ter em mente que vivemos numa realidade sócio-cultural muito complexa e sobre a qual fazer juizos de valor é muito arriscado.

Maria de Lourdes Torcato

0 Comments:

Post a Comment

<< Home