Ideias para Debate

Friday, April 22, 2005

Macamo responde a Teixeira

Caro Zé Teixeira

Muito obrigado por este maravilhoso texto de discordância profunda. Concordo plenamente consigo que o debate, para ser debate, tem que ser livre. O seu texto revela um profundo conhecimento das regras do debate e é por isso mesmo que é agradável de ler, apesar de discordar; é por isso mesmo que é útil para este debate, apesar de discordar.
Os textos sobre a "competência no debate" foram escritos a pensar em pessoas que gostariam de participar no debate público, mas têm dificuldades em articular o seu pensamento e, sobretudo, por não dominarem as técnicas de expressão são vulneráveis aos que usam o domínio que têm das regras de argumentação e da língua para fazer passar maus argumentos. Eu próprio faço também recurso à retórica, mas sempre depois de ter formulado claramente - pelo menos para mim próprio - o meu argumento.
Mais uma vez, portanto, obrigado por esta chamada de atenção e obrigado, sobretudo, por mostrar com o seu texto discordante que as regras do debate não nos regimentam a um pensamento único. Comprometem-nos apenas com a utilidade da discussão.

Elísio Macamo

0 Comments:

Post a Comment

<< Home