Ideias para Debate

Friday, June 17, 2005

Voa a Galinha?

Caro Machado

Após várias tentativas frustradas de colocar um comentário ao seu texto sobre Jacob Zuma, lhe envio o mesmo por e-mail na esperança de o ver publicado.
Machado da Graca, uma vez mais se revela o seu olhar atento para a realidade política em que se circunscreve o país. Parabéns.
Quanto à questão do ESM apenas uma achega: COMO É QUE A GALINHA PODE VOAR SE NÃO TIVER A CABEÇA? Ou seja, como podem uma sociedade e os seus constituintes sonhar sem dirigentes que concretizem essa liberdade de sonhar?
Aqui na RAS, a participação da juventude (principalmente a estudantil) na vida política é impressionante. A forma aberta como se debatem os projectos de governação e o papel da juventude dentro desses projectos é uma realidade que pude presenciar em algumas das reuniões da "Youth ANC". Daí concordar com o ESM quanto à existência de um projecto de sociedade.
O meu ponto de vista é que a aproximação da YANC e de outras alas, partidárias ou não, ao projecto de Zuma (mesmo conhecendo as suas fragilidades) é mais um cartão vermelho ao estilo de governação pouco eficaz e um projecto desfalcado de objectivos sociais claros que Zuma apresenta e implementa. Uma coisa fica clara em todo este processo, há pelo menos o embrião de um projecto político sério na RAS. Um projecto que se pretende claro, credivel, executavel e passivel de avaliação (do ingles"Accountability").
O ponto que coloco é: até que ponto é claro, credivel e executavel este projecto no nosso país? Qual o papel da sociedade (para não dizer juventude) na contrução deste projecto e na avaliação do sucesso na implementação do mesmo?
OU SERÁ QUE BASTA A GALINHA TER CABEÇA PARA PODER VOAR?

Nelson Maximiano
Cape Town

3 Comments:

  • gosto de debater e de dar ideias

    By Blogger Carlos Barros, at 10:54 AM  

  • As questoes que coloco sao em si a contribuicao em forma de ideias que dou para o debate. Em minha opiniao, o "voo da galinha" ou seja o sucesso do tal "projecto social" depende essencialmente da credibilidade do projecto, que passa essencialmente pela criacao de uma reputacao (tendo em vista criar "credible treats"). A criacao de reputacao so e possivel se o tal projecto social for sucessivamente avaliavel, o sucesso deste projecto social na dita avaliacao depende essencialmente do mesmo ser executavel e os "targets" serem claramente definidos e publicitados. Um projecto social ao meu ver so eh executavel se a "maquina social" em geral e a "maquina governativa" em particular tiverem capacidade para o fazer.

    Dai o ponto sem cabeca ("maquina governativa") a galinha (neste caso pais, economia, etc) nao voa (nao e bem sucedido). No entanto, a existencia desta "maquina governativa" capaz so e realmente possivel se existir uma "maquina social" capaz. Dai o ponto nao basta a galinha ter cabeca para poder voar!

    Em termos menos tecnicos e provavelmente mais claros sao estas as ideias que pululam na pequena contribuicao ao debate que pretendi fazer.

    Um abraco ao Carlos Barros por me permitir revisitar o meu comentario e tornar claros os meus pontos.

    Nelson Maximiano
    University of Cape Town
    Cape Town

    By Blogger Nelson Maximiano, at 10:42 AM  

  • Hey, I recently added a news widget from www.widgetmate.com to my blog. It shows the latest news, and just took a copy and paste to implement. Might interest you too.

    By Blogger Addison, at 4:34 AM  

Post a Comment

<< Home