Ideias para Debate

Wednesday, July 27, 2005

Estão a ganhar !

Quando vejo uma pessoa inteligente e culta, como é o Elisio Macamo, a considerar Bush e Blair como não tão más companhias, o meu primeiro pensamento é: os terroristas estão a ganhar. Estão a conseguir que abdiquemos dos nossos valores e embarquemos em políticas monstruosas para os combater.
Elisio Macamo fala muito de inocentes. Mas não me parece que inclua as centenas de milhares de civis que foram mortos no Iraque desde que os tais Bush e Blair, utilizando mentiras grosseiras, invadiram o país.
E quem diz o Iraque diz o Afganistão, onde os abomináveis talibans parecem ter sido substituidos por outros abomináveis indivíduos, só que estes aliados dos americanos.
Há algumas dezenas de anos um Secretário de Estado (Ministro dos Negócios Estrangeiros) americano, chamado Allen Dulles, dividia os ditadores no mundo entre os "filhos da puta" e os "nossos filhos da puta". E, ficou sempre claro, que neste últimos ninguém toca.
Elisio Macamo fala do irracionalismo dos fanáticos religiosos islamicos, em contraposição ao esclarecido liberalismo ocidental.
Só que as últimas eleições americanas mostraram a força política do irracionalismo religioso cristão, que foi quem elegeu George Bush. Foi o "Bible Belt" quem elegeu Bush, não foram as zonas costeiras esclarecidas. Bush foi eleito pelos fulanos que acham que Darwin era maluco e que a verdade sobre a origem do homem é que Deus o criou do barro e, a seguir, lhe retirou uma costela para fabricar Eva. Gente que não deixa, sequer, que Darwin seja ensinado nas escolas.
Bush foi eleito, e faz o que faz, por uma mistura de cristãos fanáticos com traficantes de petróleo.
São muito mais as semelhanças com os terroristas da Al Qaeda do que as diferenças. De resto ninguém se deu ao trabalho de explicar o relacionamento da família Bush com a família Bin Laden, claramente denunciado no filme sobre os atentados na América.
Sobre a noção de "inocentes" voltarei um dia destes ao blog. É um assunto dramaticamente quente nos dias que correm.

Machado

7 Comments:

  • Caro Machado,
    Os terroristas ganham quando pessoas cultas e inteligentes como tu és não conseguem ver nenhuma diferença entre a democracia liberal e o integrismo religioso. Estou estarrecido.

    By Blogger Elísio Macamo, at 2:39 AM  

  • E, portanto, ela não presta, é igual ao integrismo religioso. Apesar de ter proporcionado à Alemanha, a Portugal e à Espanha depois do fim do fascismo, prosperidade, paz e respeito pelos direitos individuais. Continuo estarrecido. Não é de louvar um sistema político que permite que as pessoas decidam quem as deve governar, mesmo sob pena de essa pessoa atentar contra o sistema? A força da democracia liberal não reside na sua perfeição, mas sim na sua perfeitabilidade e nos mecanismos que contém para que isso seja possível. Estou mesmo estarrecido.

    By Blogger Elísio Macamo, at 6:48 AM  

  • Meu caro Elisio
    Como estamos a notar o estarrecimento é mutuo. Por muito democraticamente eleito que tenha sido, o George Bush é um terrorista tão infame como os do outro lado. Ora eu não me aproximo nem de uns nem de outros, ao passo que tu afirmas que a companhia do Bush não é assim tão má.
    O sistema democrático tem dado coisas óptimas ao mundo, mas não faz com que, por se ser eleito democraticamente, se seja um anjo dos céus.
    Os actos de terrorismo mais infames a que a história do mundo já assistiu foram decididos por um senhor democráticamente eleito, chamado Harry Truman, e tiveram lugar em Hiroshima e Nagasaki. Terrorismo puro, militarmente desnecessário mas para mandar um aviso ao mundo.
    Provavelmente o Zé Teixeira também vai achar isto "fora de jogo"...
    Para mim, se há vitimas inocentes no meio disto tudo, as mais inocentes continuam a ser as iraquianas, que não votaram no Sadam Hussein e muito menos em quem decidiu, com base na grosseira mentira das armas de destruição maciça, despejar-lhes toneladas de bombas em cima.
    As tais companhias que não são tão más.
    Acho que ganhávamos todos com menos estarrecimento e mais e melhor argumentação.

    By Blogger Cine-clube Komba Kanema, at 9:16 AM  

  • Uma das coisas que me incomodam é que me ponham na boca coisas que eu não disse.
    Ora eu não disse que " os sistemas democráticos são péssimos" como insinua o Teixeira. O que eu disse, e repito, é que o facto de alguém ter sido eleito democraticamente não lhe atribui uma aureola de santo. E dei exemplos de filhos da puta eleitos democraticamente, nomeadamente Adolf Hitler, Harry Truman e Geoge Bush (no segundo mandato, que no primeiro aquilo foi uma bagunça muito pouco democrática).
    Para mim Geiorge Bush é um terrorista, como o é Bin Laden. Usam meios diferentes mas os dois matam sem remorsos nem pudores.
    Portanto, vamo-nos deixar de puxar para a democracia as críticas que se fazem aos bastardos que delas se aproveitam para os seus obscuros (nem tanto, de resto) objectivos.
    Tapar os crimes nogentos do Bush com o manto diáfano da democracia não funciona.
    O campo é rectangular, Teixeira. Se calhar tu é que não estás a ver isso e andas à roda.
    E desculpa lá esta minha irreverência juvenil.

    Machado

    By Blogger Cine-clube Komba Kanema, at 7:19 AM  

  • Teixeira
    Será tão dificil perceber o que eu quero dizer?
    Quero dizer que o facto de ser democraticamente eleito não é como a água do baptismo que lava todos os pecados. Não torna as pessoas óptimas.
    Tu e o Macamo estão a defender o contrário: democraticamente eleito=óptima pessoa, porque a democracia é um excelente sistema.
    Ora isso não funciona assim, como comprovam os exemplos que dei. E que não precisam de ser originais. Precisam de mostrar o que eu quero que mostrem.
    Bom fim de semana para ti também.

    By Blogger Cine-clube Komba Kanema, at 11:20 PM  

  • Teixeira

    Mudemos então de assunto. Também acho os taxis giros. Sabes que são feitos em Cuba e foram de lá importados?
    Não precisas de ir a correr queimar as calças que usavas na altura.
    Bom domingo.

    Machado

    By Blogger Cine-clube Komba Kanema, at 8:12 AM  

  • Os coco-táxis, as calças e as t-shirts mostram que a discussão está longe de estar esgotada. Nem lá fora, nos holofotes, nem aqui nas catacumbas. E discutir, n~
    ao silenciar, é "não deixá-los ganhar" - penso eu.

    By Blogger Carlos Gil, at 11:59 AM  

Post a Comment

<< Home