Ideias para Debate

Friday, April 13, 2007

O MANO

O MANO

Através de um comunicado da Presidência da República ficámos a conhecer o resultado do trabalho realizado pela Comissão de Inquérito ao rebentamento do paiol de Mahlazine.

E ficámos a saber que a Comissão atribui parte importante das responsabilidades a “erro humano”.

Só que, neste país onde tão mal se escreve o português, fica claro que o que a Comissão queria dizer é que quem cometeu os erros foi “o mano”.

Vai o leitor perguntar que erros é que o mano cometeu.

Pois, segundo a Comissão, o mano deixou material obsoleto num armazem sem cobertura, ao sol, à chuva, ao calor e ao frio. Depreende-se que por muitos e muitos anos. Foi num “armazém” sem cobertura que as explosões começaram.

O mano não sabia sequer qual o tempo de vida útil dos artefactos armazenados, dada a ausência dos respectivos manuais. E, é claro, o mano não pensou em mandar vir tecnico da Rússia e dos outros países fornecedores a fim de darem esse tipo de informação. È que, ao que parece, o mano não é pago para pensar.

Por outro lado o mano não respeitou as regras de experiência apropriada relativamente à guarda e manutenção de artefactos militares. Regras que determinam como deve ser feito o armazenamento, manuseamento e conservação de material de guerra.

O mesmo mano também não mandou fazer as inspecções tecnicas regulares que aquele tipo de material requer nem sequer, regularmente, a inspecção visual. Sendo que esta consiste em ver, por fora, o estado de conservação das caixas de material, sem sequer as abrir. Pois, ao que parece, o mano nem sequer isto mandou fazer regularmente.

Por tudo isto se percebe que o mano tratou a questão do paiol com total negligência, desleixo e incompetência. Criminosas, é óbvio a calcular pelo tamanho do desastre.

O mano não parece saber, sequer, em que consiste o cargo que ocupa há largos anos.

Mas, volta a perguntar o leitor curioso, afinal quem é esse tal mano?

Penso que ninguém tem grandes dúvidas, mas certeza, certeza absoluta só tem mesmo a Primeira Dama, que o trata dessa forma carinhosa desde que eram os dois crianças.

2 Comments:

  • Sim, "O Mano" ainda esta a espera da notificação que da conta do crime que cometeu: homicídio negligente. Art. 368º do Código Penal

    By Blogger Egidio Vaz, at 12:43 AM  

  • Quem irá leva-lo as barras do tribunal? Que tribunal irá julga-lo? Tudo vai ficar como esta em banho maria e a vida vai seguir. As pessoas nem a sequer a uma manifestação conseguiram ir ficaram nas suas casas a ver a repetição da implosão do 4 estações, sim, repetição, porque a manifestação estava marcada para as 9h e eu e mais um grupo de pessoas e que apareceu.
    Quero aproveitar este espaço para felicitar a Manuela Soeiro que junto com os jovens fez-se presente na manifestação mostrando a sua indignação e a minha tristeza com muitos visitantes e comentadores da blogoesfera que não tiveram tomates suficientes para dar a cara. A história não se lembrará de vocês.....

    By Blogger ninozaza, at 6:52 AM  

Post a Comment

<< Home