Ideias para Debate

Thursday, April 12, 2007

FINALMENTE!

Finalmente uma voz vinda da área da Frelimo vem dizer, de forma clara e inequívoca, aquilo que muitos de nós pensamos sobre a explosão do paiol.
Aqui vai a Carta Aberta ao Ministro da Defesa, escrita pelo embaixador Valeriano Ferrão:


CARTA ABERTA AO MINISTRO DA DEFESA

S.Excia. Tobias Dai

Ministro da Defesa Nacional

Maputo

Meu General

Excelência

Em primeiro lugar há-de desculpar-me o atrevimento de lhe dirigir esta carta aberta.

Em segundo lugar há-de desculpar-me por ter dirigido uma mensagem ao seu telefone celular, na qual eu lhe dizia basicamente que, se tivesse um pouco de dignidade, que pedisse a demissão, para permitir ao Comandante em Chefe pôr a casa do MDN em ordem.

Peço-lhe, meu General, Excelência, para não ligar ao Gabriel Simbine por aquilo que ele disse na sua carta publicada no jornal Notícias, em 3 de Abril último, nem a todos aqueles que falam, publicamente ou em surdina, no mesmo tom.

Agradeça ao jornal Notícias o bem meiguinho editorial que publicou relativamente à desgraça.

Mande o Gabriel Simbine e os outros detractores de V. Excia. À merda.

Continue na mesma rota, acabe por explodir o remanescente do material ainda em Mahlazine, ordene a explosão dos outros paiois que existem no país, continue na mesma rota de negligência, incapacidade, incompetência, de “deixa-andar” e mande prender todos aqueles que queiram manifestar-se contra V.Excia.; mande-os à merda, meu General.

Deixe-me afirmar, em alto e bom som, que o culpado não é V.Excia., nem são culpados o Presidente Chissano, por o ter nomeado Ministro da Defesa, nem o Presidente Guebuza, por o ter mantido nesse posto.

O culpado é o falecido Presidente Samora Machel por lhe ter dado a patente de General e os seus sucessores terem acreditado nisso.

O Presidente Samora podia ter-lhe dado uma enxada e ter-lhe mandado plantar batatas. Teria prestado um melhor serviço a este país e às vítimas das explosões do paiol de Mahlazine.

Em tempo: Tenho uma filha que é psicóloga, a quem posso pedir para dar assistência a V.Excia, caso necessite, devido ao stress que tenha acumulado.

Valeriano Ferrão

4 Comments:

  • Leio e releio a carta...e cada vez mais me surpreendo com o nível de franqueza e agressividade. Por esta não esparava(mos)...VIVA !!!

    Como disse no blog em que faço parte, só esperemos que o camarada Ferrão não seja tão adepto da natação como o camarada Mabote...ESPEREMOS!!

    Saudações

    By Blogger Tsintsiva_Tsapau_Mafurra, at 9:30 AM  

  • clap, clap, clap!_ a este, ao texto anterior, ao do Nelson Saúte, e a todos os que não li nesta maldita hora em que desejava não ter havido lugar à leitura de nenhum.
    o PR tem de decidir: se quer consigo o Povo ou a Nomenklatura. onde estão afinal os seus genes?

    By Blogger Carlos Gil, at 9:52 AM  

  • Às vezes não acredito no que acabo de (re)ler. Não é que encontrei um mal criado e consistente? E quando encontro pessoas assim, pouco me importa se são da Frelimo, Renamo ou similares. Como diz o Gil, o PR tem que decidir...por Moçambique.

    By Blogger Zé Paulo Gouvêa Lemos, at 5:19 PM  

  • A ausência de democracia é gritante que ficamos perplexos com uma carta que seria normal em outros contextos. Dentro de um partido politico é normalissimo existir posições contraditórias porque a contradição pode ser considerada uma alavanca para a busca de melhores soluções. esta perplexidade só mostra que o partidão é tão pouco democrático que alguém quando tomas este tipo de atitudes é muito mal visto. Mesmo que tenham moorrido mais de 100 pessoas.

    By Blogger ninozaza, at 7:01 AM  

Post a Comment

<< Home