Ideias para Debate

Friday, February 17, 2006

Caro JPT

JPT

Suponho que sabes que sou partidário da liberdade de imprensa, cartoonista, ateu e, por vezes, bastante herético.
Se não embarco na defesa absoluta desta liberdade de imprensa é porque acho que isto ultrapassa a liberdade de imprensa e a religião. Essas duas coisas estão, na minha opinião, a ser manipuladas ao serviço de algo muito mais grave.
E não se corre o risco de que algo grave aconteça quando se caricatura o Bush porque sabemos que as regras do jogo são essas. O sistema ocidental já consegue digerir, de uma forma geral, o humor, mesmo violento. Mas não esqueço que o jornal satírico frances Hara Kiri Hebdo (precursor do Charlie Hebdo)foi proíbido por ter publicado um cartoon sobre a morte do De Gaule.Na livre França! Cada um tem as suas vacas sagradas...
É sabido que os países islâmicos ainda não dominam essa arte de digerir o humor. Daí que este "cutucar a onça com vara curta" me pareça intencional e perigoso para a paz mundial.
Pode ser que continuem a acusar-me de ser adepto de teorias da conspiração, mas que isto me cheira muito mal, cheira.

Machado

13 Comments:

  • This comment has been removed by a blog administrator.

    By Blogger Sally W, at 11:27 PM  

  • This comment has been removed by a blog administrator.

    By Blogger Sally W, at 1:57 AM  

  • If the universe did start with a bang - when God loved and the angels sang - one of the sparks that flew - chased time to become you :) xaNax

    By Blogger Sally W, at 1:59 AM  

  • SE começou com um bang, por este simples caminhar de cartoons, acaba com outro.
    Mas, afinal tanto faz. Tudo o que começa, acaba.
    :)

    By Blogger paper life, at 2:32 PM  

  • Caro Machado,
    O teu medo não é infundado. A escalada tem a sua própria lógica e dinâmica. Não precisas, contudo, de nenhuma teoria de conspiração para explicares o teu medo. Não creio que essas caricaturas tenham sido publicadas com a intenção de provocar os integristas; da mesma maneira, não creio que as manifestações de protesto tenham como objectivo provocar uma guerra. Muitas vezes, o mais importante para explicar consequências não é a causa, mas sim a própria reacção. Acho, portanto, correcto que insistas na moderação. As teorias de conspiração estragam tudo, abandone-as de vez, vai te fazer bem. Acredita.
    Também tens razão quanto à liberdade de expressão. Não existe nem na prática, nem teoricamente um sentido absoluto de liberdade de expressão, pois qualquer que seja a sua formulação, encontra os seus limites na própria definição. Mas aqui o mais importante parece-me um outro aspecto: há muito boa gente que insiste na ideia de que a liberdade de expressão é algo essencialmente ocidental. Não é, ainda que tenha encontrado nestas sociedades maior espaço de manifestação. Temos que ter a coragem de recusar direitos de autor a coisas que são essenciais à convivência humana. Tão essenciais quanto a "arte de digerir o humor", cuja incapacidade não é apanágio dos países islâmicos. Não querias dizer isso, querias? Há, de certeza, certas pessoas nessas sociedades que não conseguem digerir certas formas de humor (ocidental)...

    By Blogger ESM, at 1:45 AM  

  • Ando a ver como respondo a tamanha honra, a de ser cutucado em directo no IpD. Mas fica assim. Dizes:
    "Se não embarco na defesa absoluta desta liberdade de imprensa é porque acho que isto ultrapassa a liberdade de imprensa e a religião."
    Agora vou ser presunçoso. Ou seja presumo que andes lá no meu estaminé. Por lá me tenho divertido com esta história da liberdade de expressão/imprensa agora absoluta. Ela não é absoluta. Parágrafo. Por mais que custe aos absolutistas ela não o é, não foi, e do futuro venham os "vindouros" (como aqui não se diz) e dirão de sua justiça. Por isso acho algo ridículo o bruábá excessivo.
    Daí que nós quase concordamos. Tu dizes que aqui a relativizas pois algo mais está em jogo. Eu também, mas não só aqui. Constantemente. Ao nível da censura implícita, da auto-censura. E, tantas vezes, da censura explícita.

    Depois há outra coisa, que é a tua ideia constante de igualizar tendencialmente sistemas políticos que são diferentes. Eu sou ateu, tu também segundo dizes. Mas o nosso ateísmo é algo diferente, eu não creio em pacíficas pradarias (ou savanas por cá), À imagem dos edens antes imaginados. Há sistemas políticos (bem) melhores do que outros. Ou, pelo menos, há sistemas políticos em que muito preferiria viver (e blogar) do que noutros. Já discutimos isso aqui, acho que não vale a pena continuar - eu tenho dificuldade em argumentar, cedo, quando me dizes que há trinta anos houve uma caricatura censurada em França, como se isso fosse realmente significante face a regimes autoritários/ditatoriais (hoje teocráticos, ontem etnocidas, antes sociocidas, amanhã sabe-se lá o quê). Qeu há censura nos países ocidentais? Há, e é estruturante. Que há agressão nos países ocidentais? Há, e é estruturante. Que há muita merda nos países ocidentais? Há, e é estruturante? H+a que criticar os sistemas políticos democráticos respresentativos ocidentais? Há, e muito. Mas, e atenção, isso é estruturante. Tu não queres conceder essa diferença, e isso é um rio entre nós. Bom sinal do século é que hoje bebemos um copo sobre o assunto - há décadas ou mais os "teus" e os "meus" haviam de querer arranjar problemas. E esta, desculpar-me-ás a certeza, é a vantagem dos tais sistemas ocidentais - o tal copo, digo

    By Blogger jpt, at 3:08 PM  

  • já agora, quando é que aprendes a meter as ligações nos textos? e a limpar o spam dos comentários?

    By Blogger jpt, at 3:29 PM  

  • Em vez de vires com resmunguisses, mais próprias da minha idade que da tua, devias era ensinar como é que se limpam os spams dos comentários, que eu não sei.

    Machado

    By Blogger Ideias para Debate, at 8:49 PM  

  • lá no meu sistema eu (afinal não tão novo) é clic a clic, delete a delete

    By Blogger jpt, at 10:04 PM  

  • Vocês são engraçados. Gosto de cartoonistas.

    Como sou velha ensino: vais aos comentários, a formatação e onde está em portugês ou Inglês:
    Exibir uma confirmação de palavras para os comentários?

    escolhes o sim.

    A partir daí aparecem sempre umas letras que só aborrecem quem comenta.

    Ciao.ganhou o Benfica e bem na hora.

    :))

    By Blogger paper life, at 1:56 PM  

  • Obrigado Paperlife.
    E para apagar os que já foram colocados?

    Machado

    By Blogger Ideias para Debate, at 9:04 PM  

  • No caso do meu comentário, jáestá lá um caixote de lixo ao lado, é só clicar e seguir as instruções.

    Para os outros vai à formatação dos comentários, clica em guardar e republica, pode serque os outros caixotes apareçam.
    ciao :)

    By Blogger paper life, at 1:17 PM  

  • By Blogger Zheng junxai5, at 8:25 PM  

Post a Comment

<< Home