Ideias para Debate

Friday, February 17, 2006

Caro JPT

JPT

Suponho que sabes que sou partidário da liberdade de imprensa, cartoonista, ateu e, por vezes, bastante herético.
Se não embarco na defesa absoluta desta liberdade de imprensa é porque acho que isto ultrapassa a liberdade de imprensa e a religião. Essas duas coisas estão, na minha opinião, a ser manipuladas ao serviço de algo muito mais grave.
E não se corre o risco de que algo grave aconteça quando se caricatura o Bush porque sabemos que as regras do jogo são essas. O sistema ocidental já consegue digerir, de uma forma geral, o humor, mesmo violento. Mas não esqueço que o jornal satírico frances Hara Kiri Hebdo (precursor do Charlie Hebdo)foi proíbido por ter publicado um cartoon sobre a morte do De Gaule.Na livre França! Cada um tem as suas vacas sagradas...
É sabido que os países islâmicos ainda não dominam essa arte de digerir o humor. Daí que este "cutucar a onça com vara curta" me pareça intencional e perigoso para a paz mundial.
Pode ser que continuem a acusar-me de ser adepto de teorias da conspiração, mas que isto me cheira muito mal, cheira.

Machado

7 Comments:

Post a Comment

<< Home