De regresso, como prometido, aqui vos deixo uma reflexão que recebi do Roberto Tibana:
Na Noruega também há corrupção (claro, porque não?) Rara? Sim: de acordo com o Índice de Percepção da Corrupção 2004, publicado este ano pela Transparência Internacional, a Noruega ocupa o oitavo lugar num ranking que tem no topo a Finlândia e vai até ao centésimo quadragésimo quinto (onde estão o Bangladesh e o Haiti!). A Dinamarca está em terceiro lugar. Moçambique está no nonagésimo lugar, o Gana no sexagésimo quarto, a África do Sul no quadragésimo quarto e o Botswana no trigésimo primeiro, o melhor de África.
O ponto aqui é o grau de intolerância que permite manter os países limpos. Rara, sim, MAS quando há indícios ela é investigada e os resultados levados às autoridades legais.
Ouçamos o que diz a senhora Linah K. Mohohlo, Governadora do Banco do Botswana, referindo-se ao seu próprio país: “… Nós não podemos ficar sentados na sombra dos nossos sucessos… o Índice de Percewpção da Corrupção, da Transparência Internacional, …. Colocou o Botswana com o número 26 no mundo, na tabela de 2003, e em 31 em 2004. Estas não são marcas impressionantes para nós. Nós qaueremos que todos os países africanos compitam com as Finlândias, as Nova Zelandias e as Dinamarcas deste mundo, exactamente lá no topo das classificações.” (in: African Business, Maio de 2005, n. 309, p. 19)
Mas em África, a África do Sul e o Botswana não devem ser os únicos a tentar.
Roberto Tibana
Accra/ Gana
2 Comments:
Igualo o antecessor no desejo que as férias tenham sido do good. Quanto à corrupção... calo o bico envergonhado - moro em Portugal.
By Carlos Gil, at 5:45 PM
Caro bloger,
agradeço em nome do Homem ao Mar! a simpatia da vossa citação e aproveito para, com modéstia, vos sugerir que vão ao "editar post" e retiram os itálicos e as "fontes" esquisitas. O v/ blog ficará de novo direitinho com princípio, meio e fim.
Continuem a escrever e a passar pelo
http://homem-ao-mar que vos acolherá sempre bem. Obrigado!
By MFerrer, at 3:28 AM
Post a Comment
<< Home