Ideias para Debate

Monday, August 08, 2005

Férias

O Ideias vai entrar de férias. Daqui até ao fim do mês vou passar grande parte do tempo fora de Maputo e sem poder cuidar do blog. Em Setembro cá estarei de novo.

Machado

5 Comments:

  • Boas Férias então.

    By Blogger jpt, at 11:46 PM  

  • Boas Férias, fora de Maputo. Na Natureza!! Vive-a, Grande Abraço!, IO.

    By Blogger IO, at 1:55 AM  

  • Que pena! Justamente no dia em que tenho acesso a internet e vejo a tinta que correu sobre a questao do terrorismo, desapareces. Percebi que tinham encerraram o assunto, mas ficou um aspecto que seria importante reter. JPT disse muito bem que a nossa posicao em relacao a Bush e Blair nao reflecte necessariamente a aceitacao do que eles fazem, mas a nossa confianca no sistema politico que os colocou no poder. A democracia liberal nao e perfeita, mas e susceptivel de ser aperfeicoada. os sistemas totalitarios sobre os quais os grupos terroristas e, infelizmente, a maioria dos regimes arabes se apoiam nao sao. Acho que esta e uma grande diferenca e os exemplos que citas de aberracoes eh isso mesmo: aberracoes.
    Sobre Hitler tenho de te corrigir num aspecto. Os alemaes nao elegeram Hitler. Hitler subiu ao poder em resultado da crise da democracia alema como uma solucao de compromisso que partidos mais responsaveis encontraram para ultrapassar a crise. Alguns deles acreditaram ingenuamente que iam poder controlar o poder com um chanceller fraco como Hitler que so teve direito a duas pastas ministeriais. Fizeram mal as contas e o resultado eh o que todos conhecemos: Hitler destruiu a democracia liberal alema, um cenario tambem provavel na Argelia com a eleicao da FIS. Ora, isto levanta a dificil questao de saber ate que ponto a democracia liberal pode ser liberal. Vemos um pouco disto na forma como os EUA e a Gra-Bretanha reagem ao terrorismo. Mesmo na Alemanha, durante os longos anos de extremismo de esquerda - fraccao vermelha - introduziu-se o conceito de "democracia que se defende agressivamente" para proteger a ordem liberal.
    Boas ferias!

    By Blogger ESM, at 9:32 AM  

  • ESM, infelizmente este debate poderá continuar após as férias do Machado. Pois este, por muitas qualidades que tenha, não é demiurgo, nem mesmo quando em "veraneios" (aqui metafóricos). Até Setembro pois

    By Blogger jpt, at 12:16 PM  

  • Que pena mesmo. Sempre pensei que fosse. Demiurgo, quero dizer. Seria maldade esperar que não passe as férias numa instância turística egípcia?

    By Blogger ESM, at 10:29 AM  

Post a Comment

<< Home